quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

"A Última Aula" de Randy Pausch

"Conquistar os nossos sonhos de criança"

É uma inspiração! Escrito com um humor e uma simplicidade contagiante que nos faz pensar sobre o que é de facto essencial nas nossas vidas, sobre o que vamos conquistando internamente através da experiência de viver e o que dessas conquistas é digno de ser legado aos outros no dia que morrermos. O que teremos para oferecer será o que realmente somos.
Esta ideia leva-nos a relativizar a maior parte das preocupações que nos ocupam a mente e os dias, a reformular o conceito do "tempo" e a gestão que dele fazemos.
Randy Pausch, Professor de Ciência Computacional, um conceituado investigador no campo da realidade virtual, tinha 46 anos, um cancro no pâncreas e 6 meses de vida, quando foi convidado pela Universidade a que estava ligado para participar numa palestra organizada anualmente intitulada "A Última Aula". A ideia principal é o palestrante convidado imaginar a sua própria morte e falar sobre o que ache ser o mais importante para si.
Para ele foi fácil ... O tema escolhido foi a Vida. E as lições que deixa são para mim as mais valiosas. Relembra-nos os valores mais importantes como a coragem, a força de se tentar sempre ir mais longe, de ultrapassar as nossas próprias barreiras, o optimismo construtivo, a gratidão, os afectos, o amor.
Esta foi a maneira como decidiu viver os seus últimos meses de vida. E neste livro conta as coisas que mais o marcaram ao longo da vida e que fizeram dele a pessoa e o professor fantástico que é.
Este é o seu legado. E vale a pena ler. E ouvir. E reler para não esquecer.

Sem comentários: