quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Serie.... quê?!


Numa entrevista sobre corrupção, no sistema politico, em Portugal feita a um investigador do ISCTE e publicada aqui, diz entre outras coisas, que os "Partidos não exigem seriedade aos membros"; que os "magistrados são "pouco assertivos" nos casos de corrupção de figuras públicas ou "altos empresários" e ainda que a "atitude dos portugueses em relação ao conceito de bem público também está na base do problema o bem público é, vezes sem conta, interpretado como um património sem dono e não como um património colectivo".

A frase "Povo de brandos costumes" ou "país dos Chicos espertos" não quer dizer isto mesmo?!
Pois concerteza! Não se pode exigir que de um momento para o outro se acabe com as nossas tradições ancestrais caramba!
Num país cujo o seu PM apenas em Janeiro de 2009 assume que "ai afinal parece que essa coisa da recessão e da crise ( que por acaso assolou o mundo inteiro há bastante tempo) vai afectar a nossa economia" (não sei de quem fala porque a minha há muito que se ressente!), mostra bem onde estamos metidos.

O que chateia nisto tudo é que o povo é igual! Que é caso para dizer
- Este é o povo que temos e por isso não podemos lá por ninguém diferente, com 3 palmos de testa.

Num país de chorões onde o lamento da falta de dinheiro é constante, e onde o desemprego sobe em flecha, mas onde isso não é razão suficiente para deixar de se correr desenfreadamente aos saldos, "ai isso é que não pode ser!" .....

Que mais se poderá dizer ... que temos pena, que gostamos do sol e do mar mas que pouco mais.
O que me parece também, para ser justa, é que não é só aqui Caro Sr., é em todo o lado!
E talvez isso seja o que contribui para esta situação de relaxamento politico e civil - saber que existe quem esteja pior!

Sem comentários: