terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Presunção



do Lat. praesumptiones. f.,

- Acto ou efeito de presumir.

Que somos capazes de montar pequenos "ikeas" seja lá qual for o seu género, tipo a maquineta que eu tão orgulhosamente fotografei e publiquei, sem lançar pequenos "impropérios"... Questão ultrapassada, que eu sou tão boa com as ferramentas como em tudo o resto a que me proponha. Inclusive a dar-lhe uso.


- Conjectura; suposição; vaidade, afectação; Jur., consequência que a lei deduz de determinados actos ou factos conhecidos para estabelecer como verdadeiros factos desconhecidos.

Quando o fazemos em relação aos outros, ao que dizem, ao que escrevem, ao que observamos apenas superficialmente construindo desde logo a "nossa" imagem do que são e dos motivos que os levam a .... pequenos filmes que na maior parte das vezes apenas projectam as nossas próprias inseguranças, medos, desejos....
Outras vezes revelam apenas as nossas vaidades intelectuais, as nossas certezas. Não que estas não possam e devam existir, são o fruto das nossas reflexões e aprendizagens, mas deverão ter sempre uma porta aberta a outras ideias, a outras razões por nós desconhecidas.
Querer parecer está intrinsecamente ligado ao se querer ser integrado no que é já instituído, não existindo neste facto, a meu ver, uma fragilidade condenável mas apenas o facto mais que provado da absoluta necessidade de nos conhecermos, para podermos ser apenas...
Sair do Ego para o Self não é tarefa fácil ... mas é possível e recompensador.

Nota: Esta divagação é uma salganhada entre as reflexões da minha vida pessoal, do que li acerca noutro blog e do tema recorrente das últimas conversas entre amigos .... a continuar! :)


Sem comentários: