segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Fortes como Aço



"A ductilidade é a propriedade física dos materiais de suportar a deformação plástica, sob a acção de cargas, sem se romper ou fracturar". Esta é uma propriedade do aço.


E se a transpuséssemos para a realidade humana? Não será umas das propriedades que a vida, que criámos para nós próprios, nos obriga também a ganhar?


O ritmo e os valores que regem a vida em sociedade, nestes últimos séculos de “fast progress” , obrigam-nos a “ductilidar-nos” ao sabor dos desmandos de quem pode, mesmos que esses sejam os seres mais energúmenos e incapazes, que tiveram a sorte ou a esperteza de viscosamente subir a escadinha do poder, e a que nós, os que se recusam a caminhar sobre terrenos que não sejam constituídos pelo adubo do esforço, do mérito e da competência, temos que infelizmente de aturar e muitas vezes nos sujeitar.

Saber viver hoje em dia é uma tarefa para lá de difícil. Manter os valores humanos que penosamente vamos construindo ao longo do tempo, a nossas expensas, sem nos deixarmos conspurcar pelas visões estreitas de quem nos rodeia, obriga-nos a adquirir essa capacidade dúctil, que se por um lado nos torna mais fortes e seguros, não deixa de nos marcar de um cansaço que só se desvanece no calor dos afectos, base de sustentação de todo o ser humano.

Sem comentários: