sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

6ª Feira - 13?! Que azarinho!

Clique Aqui e veja mais imagens


De entre as muitas crendices que povoam as mentes mais arejadas temos, quanto a mim, uma das mais singulares e que calha precisamente ...... Hoje!
E lá fui eu procurar inspiração e informação sobre tão inusitada data à sempre prestimosa Wikipedia.
Encontrei muitas coisas sensaboronas, que não enaltecem em nada tão prestigiado dia, mas lá pelo meio encontrei umas tantas que lhe fazem jus quanto à génese. A saber:

- Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demónio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. ( que fariam estes marafados para além de praguejar é que coisa que não sabemos mas ...)
- Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia. (e palermophobia também não ficava mal hein?!)


Eu por mim estou esclarecida!

1 comentário:

Sávio Fernandes disse...

Livra. Ainda bem que não tenho problemas com nenhum desses palavrões. (;