domingo, 9 de novembro de 2008

Obama/McCain - O respeito nas diferenças pode mudar o mundo


Haverá sempre opiniões divergentes quanto às melhores políticas a adoptar para se impulsionar o progresso num país, numa sociedade, no mundo. Porque somos todos diferentes.
Mas o que ressalvo nestes dois discursos é o respeito e a admiração mútua, oriundos da sinceridade com que cada um luta pela sua ideologia e que nos faz acreditar que ainda existe quem ande nas andanças políticas, por devoção à causa comum e não pela procura mesquinha de um poder que é sempre efémero.
Se um tem o carisma que nos leva a acreditar que a mudança de mentalidades é possível o outro é o retrato da verdadeira dignidade.
Todos ansiamos pelo dia em que estas posturas sejam tão comuns que não nos causem admiração. Será o dia em que não saberemos já o que é o individualismo, a ganância, o egoísmo, em suma – a falta de fraternidade que nos afasta um dos outros.
A mim faz-me (re)pensar momentos do dia-a-dia. Momentos comuns. Dificuldades próprias em cenários de menor dimensão.
É por isso que é sempre bom assistir a momentos como estes e deixar-me levar pela emoção que me provocam.
E faz-me perceber que as diferenças não têm necessáriamente que estar de costas voltadas mas podem, encontrando os pontos comuns, construir juntas um futuro diferente.
O que nesta reflexão pode parecer demagogia e ingenuidade será um dia uma realidade.

Sem comentários: