domingo, 12 de abril de 2009

Um dos filmes da minha vida


Vi este filme há uns anos e nunca mais o esqueci.
Revi-o neste fim de semana da Páscoa, e além de me continuar a emocionar profundamente pela demonstração de amor e bondade nele contido, levou-me a procurar entender melhor o que é afinal esta comemoração calendarizada, qual o seu verdadeiro significado e o que pode este marco na História ter para nos ensinar que nos faça mudar a nossa qualidade Humana, que nos ajude a encontrar em nós próprios essas virtudes de coração que todos ansiamos possuir, sabendo em consciência que serão estas as únicas bases fortes e reais que sustentarão a mudança de um mundo caótico onde estamos inseridos, para um mundo mais sereno, mais equitativo, mais feliz …
A Páscoa é para os cristãos a comemoração da ressurreição de Cristo depois da sua morte pela crucificação, tendo este evento ocorrido durante o Pessach judaico que celebra a libertação e fuga da escravidão do povo Judeu do Egipto.
Outro pormenor interessante é a decisão tomada pelo concilio de Nicéia em 325 d.c. determinando que a Páscoa seria comemorada no primeiro “Domingo depois da lua cheia que ocorre no dia ou depois 21 de Março, data que se verificou não ser real, mas que ocorreria depois do equinócio da Primavera boreal.”
Renascer é a palavra comum aos três factos citados.

Renascer (ê) v. intr.1. Nascer de novo. 2. Renovar-se; rejuvenescer. 3. Tornar a aparecer; ressurgir; germinar de novo. 4. Emendar-se; corrigir-se.

Liberto da escravidão, o povo Judeu renasce para uma nova oportunidade de existir como povo individualizado, mantendo as suas crenças, os seus valores, a sua cultura.
Jesus, que veio trazer um olhar inteiramente novo sobre os valores que regem a vida dos Homens; que falou de Amor, de perdão, de compaixão numa época onde a violência moral e física era normalizada, reaparece aos seus discípulos depois da sua morte relembrando-lhes tudo o que lhes houvera dito, encorajando-os a não desistirem e a prosseguirem na sua missão de exemplificação da “Boa Nova”,
Na Primavera a natureza renasce em esplendorosa beleza, acariciada pelo calor do sol que afasta o frio do Inverno, espalhando luz e cor sobre toda a terra.
Green Mile faz renascer a fé na Humanidade, nos valores de bondade e inocência existentes em alguns seres especiais, mas mais importante ainda, faz renascer a esperança em nós próprios, seres ainda tão falíveis, mas já capazes de identificar o melhor nos outros e de discernir o que nos faz falta. Homens que embora em condições difíceis (eram guardas prisionais no corredor da morte) conseguem manter a dignidade de todos os que ali se encontram com a sua postura de um enorme respeito pela condição humana.
Renascer é o que podemos fazer em qualquer momento das nossas vidas – emendar, corrigir, apagar o que não presta, não nos deixando acomodar aos medos, aos lugares comuns. Mudar é sinal de inteligência e coragem.

1 comentário:

ZA disse...

Bolas.....vale a pena esperar 6 dias para ler um post assim!!